Delta Cafés integra na empresa três utentes da APPACDM de Elvas

A APPACDM de Elvas e a Delta Cafés assinaram esta quarta-feira, 10 de novembro, a oficialização do protocolo que tem como objetivo a criação de uma parceria, para integração de utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, desta instituição, em atividades pré profissionais.

Neste momento serão três os utentes que irão desempenhar funções na Delta Cafés, e para o Comendador Rui Nabeiro “este é um trabalho lindo e encantador e é um princípio que pode pegar e que pode caminhar, porque estas pessoas são dóceis e vêm preparados e a sorrir, por isso só merecem o nosso carinho, portanto estou feliz e satisfeito e, oxalá que este passo dado possa seguir em frente e traga muito mais e comodidade aos pais”, destas pessoas.

O comendador Rui Nabeiro acredita que estas pessoas irão ter uma boa integração, no que de si depender. “Não tenho dúvidas nenhumas que se vão integrar, porque se sente”.

Já Luís Mendes, presidente da direção da APPACDM de Elvas considera que este é um “marco histórico” na vida da instituição, “tendo em conta a resposta social que temos, que está em fase de mudança do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) para Centro e Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), que advêm de uma portaria 70/2021 onde estão implícitos este tipo de protocolos de parceria”. O presidente recorda que este é um trabalho que a instituição tem vindo a fazer, no que toca à “capacitação e valorização pessoal dos seus utentes com vista à sua integração e inclusão no mercado e esta nova portaria vem acentuar mais este tipo de ações”, enaltecendo o facto deste ser o primeiro protocolo de parceria com uma empresa “de referência a nível nacional, que sempre teve o caráter e atitude social e solidário”.

Para Luís Mendes esta parceria reveste-se de enorme importância principalmente para os utentes, na esperança que venham a ser realizados, com outras entidades. “É ainda mais importante para os utentes, para a sua autoestima a autorrealização e para as suas família, e esperemos que possamos vir a fazer mais com outras empresas e outras entidades.”

O presidente da APPACDM de Elvas revela ainda que estes utentes vão desempenhar funções na parte da embalagem, selecionar produtos, selar as caixas, transportá-los, com orientação de pessoas da empresa que os irão acompanhar”.

A assinatura do protocolo, que tem a duração de um ano, teve lugar no Centro de Ciência do Café.