DECO: reorganizar e renegociar é o primeiro passo para uma vida financeira estável

Esta semana, na rubrica da DECO falamos acerca de Proteção Financeira, uma vez que este pode ser visto como um assunto difícil de gerir, tornando-se um problema complicado para muitos consumidores.

De forma a ajudar e prestar apoio nas áreas que suscitam mais dúvidas, a Associação para a Defesa do Consumidor reuniu “num breve guia informações e conselhos de forma a evitar a rotura financeira”, tal como explica Maria Inês Alvarenga, jurista da DECO Alentejo. Caso, o consumidor já se encontre numa situação de incumprimento de pagamentos, a jurista da DECO explica que, neste guia, “os nossos consumidores vão poder saber como lidar com as dificuldades financeiras, as vantagens do orçamento no equilíbrio da vida financeira, como pagar as contas e o que fazer quando não consegue fazê-lo”, entre outras dicas que podem ajudar a manter uma vida financeira mais saudável e estável.

Maria Inês Alvarenga alerta ainda para um planeamento de orçamento que é um “importante instrumento de gestão”, que permite ao consumidor “verificar onde e quanto aplicar o seu rendimento nas diferentes despesas”, ajustando ou eliminando, mais facilmente, encargos.

Reorganizar e Renegociar é o tema em destaque desta semana, na rubrica da DECO, com Maria Inês Alvarenga, jurista na DECO Alentejo.