DECO: falsos intermediários de crédito em destaque

Dia 31 deste mês, de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Poupança e, por este motivo, ao longo deste período, na rubrica da DECO, Helena Guerra do Gabinete de Apoio e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor, tem alertado para algumas situações que podem surgir, causando problemas a nível financeiro nas famílias.

Esta semana, Helena Guerra esclarece sobre o tema dos Falsos Intermediários de Crédito, entidades não fidedignas que atuam online, promovendo uma resposta rápida e fácil para problemas de endividamento, “muitas vezes através das ferramentas online, o consumidor, na tentativa de dar uma solução célere ao problema, acabam por surgir os falsos intermediários de crédito”, entrando o consumidor em contacto com a empresa que acaba por, “para chegar a uma consolidação dos créditos, que estão a cargo do consumidor, tem de ser pago um valor”, que o consumidor acaba por perder, sem receber este serviço.

Helena Guerra alerta que apenas empresas habilitadas e autorizadas pelo Banco de Portugal podem exercer este tipo de serviços financeiros, acrescentando que, na maior parte das vezes, os consumidores acabam por pagar a estes falsos intermediários de crédito, não recebendo a ajuda solicitadas. O Banco de Portugal “lança periodicamente alertas para que os consumidores possam estar mais precavidos, face a estes falsos anúncios”, tendo sido emitido recentemente um aviso sobre “empresas designadas por Lourenço Ltd Portugal e Lourenço grupo, que apareciam nas redes sociais, nomeadamente no Facebook”, não estando estas habilitadas ou autorizadas a exercer qualquer tipo de atividade financeira.

Para saber se uma empresa é fidedigna e autorizada a prestar este tipo de serviços, deve consultar a página do Banco de Portugal, em bportugal.pt, ou contactar a DECO através do contacto 266 744 564.

Os falsos intermediários de crédito são o tema em destaque, desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, responsável pelo gabinete de apoio e inovação da DECO.