Alunos de Campo Maior apresentam projeto sobre património hidráulico da região

Uma palestra sobre o património hidráulico da região: recursos e sustentabilidade decorreu, esta manhã de quarta-feira, dia 29, no Centro Cultural de Campo Maior.

Trata-se de uma iniciativa incluída no projeto “H2O map”, no âmbito do programa Erasmus+, do Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

Leonardo Martins foi o aluno que apresentou o que já foi desenvolvido no âmbito deste projeto, destacando a importância do mesmo não só para a população, mas também para todos aqueles que visitam a vila. “O projeto H20 map incide na questão de demostrar os elementos hidráulicos às pessoas, e apresentamos assim alguns elementos desta primeira parte, que já fizemos, bem como o que vaio ser feitos, depois, uma vez que este é um projeto com a duração de três anos”.

Leonardo adianta ainda que, do seu ponto de vista, “este é um projeto interessante, porque dá mais informação e apoio às pessoas, porque há muitos turistas que vêm para cá e não têm muita informação, e através da APP que vamos criar, podemos ajudar nesse sentido”.

Depois da apresentação feita por este aluno, seguiu-se a intervenção do Professor Doutor António Chambel, hidrogeólogo e professor na Universidade de Évora. O professor apresentou a perspetiva mundial das alterações climáticas, e em particular as que estão relacionadas com a água, e quais os problemas a enfrentar no futuro, bem como as soluções possíveis. “A água tem uma importância fundamental a nível mundial e, inclusive, é motivo de guerras e sofrimentos em vários países, pelo que aqui, apresento as alterações globais que influenciam a água, bem como os problemas que iremos enfrentar no futuro e possíveis soluções, para os mesmos”.

Relativamente ao projeto “H2O map”, António Cambel, considera-o bastante interessante, porque “”tudo o que diz respeito à agua é importantíssimo e com esta cooperação com outras instituições e outros países é ótimo para abrir as perspetivas destes alunos e dá-los a conhecer ao mundo”.

Também João Carlos Lopes, representante da Aqualia esteve presente nesta palestra e falou aos alunos sobre sustentabilidade, mas de forma a consciencializar os alunos para o quanto custa, em água, produzir alguns objetos que eles usam regularmente. “Dedico a minha apresentação no seguimento das atuações da Aqualia nas iniciativas que temos, por exemplo, o concursos de desenho e é objetivo consciencializar os alunos, quanto custa em água produzir um smartphones ou tablet, e aconselhar e demonstrar com dados algumas destas situações.”

O representante da Aqualia referiu ainda a preocupação da empresa responsável pelas águas no concelho, com “sustentabilidade dos recursos hídricos, que é o nosso produto e tem esta vertente ambiental e económica, do serviço”.

A palestra sobre o património hidráulico da região decorreu no Centro Cultural de Campo Maior e contou com vários alunos do Agrupamento de escolas.