Projeto Life –Relict no “Ambiente em FM”

O projeto Life-Relict está hoje em destaque no programa “Ambiente FM”. Trata-se de um projeto que tem como parceiros a Universidade de Évora e o Centro de Investigações Científicas e Tecnológicas da Extremadura, em Espanha.

O principal objetivo do projeto é melhorar o estado de conservação dos Azereirais e Adelfeirais em Portugal, uma vez que enfrentam graves problemas de expansão e ameaças à sua preservação, como adianta José anela da Quercus. “ Estas duas comunidades de plantas são relíquias da vegetação de outrora, quando o clima na Península Ibérica era subtropical, e dada a sua raridade a União Europeia classificou-as como habitat prioritário para a conservação”.

Para inverter a situação desfavorável do habitat, serão implementadas medidas de “gestão concretas dirigidas às comunidades de azereirais existentes na Serra da Estrela e na Serra do Açor, e às comunidades de adefeirais existentes na Serra de Monchique por serem estas as áreas mais representativas destas comunidades em Portugal. Por conseguinte, são estas  as Áreas de Intervenção do projeto e que fazem parte da Rede Natura 2000”.

 José Janela revela ainda os objetivos específicos do projeto Life-Relict: “melhorar o estado de conservação do habitat e a sua função ecológica; aumentar a área de ocorrência deste habitat, através do restauro de áreas adjacentes favoráveis; diminuir o impacto das principais ameaças à sua conservação através de medidas de gestão direcionadas ao controlo de espécies exóticas de carater invasor e diminuição do risco de incêndio; testar o impacto das práticas de gestão implementadas e demonstrar metodologias e abordagens inovadoras de gestão; aumentar a motivação, aptidões e cooperação da população local e das autoridades regionais para a preservação das relíquias da Laurissilva; assegurar a disseminação e transferência dos conhecimentos obtidos, possibilitando a sua replicação noutros territórios; promover o turismo de natureza e diversas ações de comunicação; e dinamizar a economia local por aporte financeiro e criação de emprego.

O projeto Life-Relict é o tema em destaque esta semana no programa Ambiente em FM, que pode ouvir na emissão, ao meio-dia e meia e às 16.30 horas.