A importância dos afetos no Elvas + Solidária desta semana

A pandemia Covid-19 está a afetar negativamente o bem-estar psicológico de muitas crianças, jovens e adultos uma vez que se encontram privados dos afetos a que estavam habituados.

“As medidas de combate à pandemia, como o distanciamento social e a falta de contacto entre famílias, provocam medo, incerteza e ansiedade. O afeto é importante em todas as faixas etárias e como é óbvio a tradicional cotovelada, que hoje se usa, não substitui aquilo a que estávamos habituados”, como nos refere Sara Ferreira (na foto), coordenadora do programa CLDS 4G no concelho de Elvas.

No que diz respeito às crianças, o afeto influencia bastante no seu crescimento e desenvolvimento. “Os pais são como um espelho e devolvem à criança imagens. Quando um pai demonstra afeto pelo filho, o filho torna-se o seu espelho e vice-versa, refletindo o sentimento de afeto do outro”, garantiu a responsável.

Mesmo em período de pandemia, é importante manter interações sociais e manifestar afetos por família, amigos e colegas de trabalho.

A importância dos afetos é o tema do programa Elvas + Solidária desta semana, com Sara Ferreira, coordenadora do programa CLDS 4G no concelho de Elvas.