Estratégia Nacional de Educação Ambiental no “Ambiente em FM”

JoseJanelaQuercusEstabelecer um compromisso de construção da literacia ambiental em Portugal é o principal objetivo da Estratégia Nacional de Educação Ambiental.

Na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, José Janela, da Quercus, explica que, com esta estratégia nacional, prende-se levar a população a uma mudança de paradigma civilizacional, traduzido em modelos de conduta sustentáveis em todas as dimensões da atividade humana, assente em 16 medidas, enquadradas por três objetivos estratégicos: Educação Ambiental + Transversal,  Educação Ambiental Aberta e  Educação Ambiental Participada.

“As medidas identificam ações, áreas de tutela, principais promotores, calendário e investimento do Fundo Ambiental previsto. Aos valores indicados acresce o investimento privado e de outros fundos que se venham a identificar, designadamente do POSEUR”, explica José Janela.

Para apoiar a implementação de projetos que apliquem a Estratégia Nacional de Educação Ambiental, “têm sido publicados diversos avisos em Diário da República, publicados e geridos no Portal do Fundo Ambiental”. Para se candidatarem aos apoios previstos, as associações devem estar atentas ao portal do Fundo Ambiental, alerta José Janela.

Os princípios orientadores de uma estratégia no domínio da Educação Ambiental para a sustentabilidade devem visar uma cidadania interveniente, capacitando crianças e jovens, mas também a sociedade civil, os agentes económicos, os decisores e os técnicos da administração central, regional e local.

A Estratégia Nacional de Educação Ambiental é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus.