Estratégias para gestão de birras no “Elvas + Solidária”

Joana Batata APARSINAs birras são comuns nas crianças, com as quais os pais têm de lidar, quase que diariamente. O psicólogo clínico, normalmente, desenvolve estratégias para ajudar os pais a lidar com estas situações.

No programa “Elvas + Solidária” desta semana, Joana Batata, psicóloga clínica na APARSIN explica que, as birras ocorrem quando a criança sente que perde o controlo da situação. Nas birras que ocorrem de manhã, com a escolha da roupa, uma das estratégias que pode ser utilizada “é oferecer escolhas à criança, por exemplo na escolha da roupa, que fomenta a autonomia e responsabilidade sobre a decisão”.

Outra das estratégias indicadas por Joana Batata é “fazer com que a criança perceba que existem comportamentos corretos e incorretos, ou seja, fazer uma psico educação, para que a criança reflita acerca dos mesmos”. Assim, os pais podem recorrer a smiles e através dos mesmos, “pedir à criança que identifique reação dos pais, perante a sua birra, através de um smile, pode-se colocar apenas os olhos, e pedir à criança para colocar a boca consoante a reação que provocou nos pais, se felicidade ou tristeza”. Esta situação fará com que a criança perceba que “as suas atitudes despertam sentimentos nos pais”.

Utilizar frases simples, sem grande argumentação e dar reforços positivos em vez de construir frases na negativa é outra das estratégias da psicóloga Clínica da APARSIN. Joana Natata exemplifica que, por exemplo, no supermercado, em vez de dizer: “não corras, deve dizer-se: olha, aqui temos que andar devagar, para que a criança perceba qual o comportamento mais adequado em determinado local”.

As estratégias para lidar com birras nas crianças é o tema em destaque esta semana no programa “Elvas + Solidária”, que pode ouvir, na emissão ao meio-dia e meia e às 16.30 horas.