Brincar “é muito importante para as crianças”, diz psicomotricista

Ines Ferreira APARSINAtualmente é inegável a importância do brincar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

O ato de brincar permite “à criança vivenciar diversas experiências e adquirir capacidades essenciais para o seu desenvolvimento”, como nos referiu Inês Ferreira (na foto), psicomotricista na Associação Portuguesa de Apoio e Reabilitação Sénior de Intervenção Neurológica (APARSIN) de Elvas.

A técnica dá um exemplo relacionado com o período de tempo que a criança tem para adquirir algumas capacidades: “por exemplo, temos uma casa e precisamos recheá-la para ela focar bonita e funcional. No entanto, existe um determinado período de tempo para colocar la dentro os materiais. Quando terminar este tempo, os materiais já não conseguem entrar nesta casa. É assim que acontece com o desenvolvimento das crianças. Temos um período sensível, que vai do primeiro aos quatro anos de vida, para estimular a motricidade fina. Se não for feito esse trabalho a crianças vai ter mais dificuldades em, por exemplo, escrever”.

Inês Ferreira garante que o facto das crianças brincarem cada vez menos “traz consequências muito negativas, como a obesidade, os medos e a descoordenação motora”.

Os benefícios do brincar são inesgotáveis e como tal é muito importante que os pais não se esqueçam de definir na agenda da criança um espaço diário para simplesmente brincar.

A importância do brincar no desenvolvimento infantil é o tema do programa Elvas Mais Solidária de hoje para ouvir, com Inês Ferreira, psicomotricista na Associação Portuguesa de Apoio e Reabilitação Sénior de Intervenção Neurológica (APARSIN) de Elvas.