Candidaturas abertas a jovens para o Comité de reflexão da UE

Ana Pereira 2020A União Europeia tem abertas candidaturas para jovens, para o Comité de reflexão.

A União Europeia tem uma ação externa com outros países do mundo, desenvolvida através de várias parceiras, a vários níveis, para contribuir para o desenvolvimento desses países e reforçar parcerias, mesmo entre os jovens.

Este comité de reflexão será composto por jovens de vários países de dentro ou fora da União Europeia, “com vista a discutir entre si sobre o que se pode fazer em relação aos vários problemas mundiais. O comité irá transmitir estas informações à Comissária responsável pela ação extrema, que terá em conta estas opiniões/discussões, no âmbito do seu trabalho”, revela Ana Pereira, do Gabinete Europe Direct do Alto Alentejo.

Estas candidaturas destinam-se a jovens entre os 18 e 30 anos, ter um bom conhecimento da língua inglesa, e será solicitado a referência ao facto de ter ou não alguma experiência nesta área, não sendo um requisito obrigatório, e a motivação para integrar este Comité.

Os jovens que consigam ser selecionados “terão um mandato de dois anos, e durante 15 dias por ano devem estar disponíveis para reunir, e haverão quatro reuniões por ano, e quando a situação pandémica o permitir, presencialmente, em Bruxelas.

Ana Pereira adianta que não há qualquer tipo de remuneração, mas caso existam despesas com viagens ou outro tipo de despesas, estas são asseguradas pela União Europeia.

As candidaturas para o Comité de Reflexão estão abertas até 26 de abril, e pode obter mais informações e fazer a candidatura através da página web europedirect.ipportalegre.pt.