Obra na Capela dos Ossos em Campo Maior concluída em alguns meses (c/fotos e vídeo)

DSC_2205A Capela dos Ossos em Campo Maior, a segunda maior a nível nacional, está a sofrer obras de requalificação a vários níveis, prevendo-se a sua conclusão ainda este verão.

Esta obra teve início em outubro, no entanto estava previsto iniciar em março ou abril, no entanto a pandemia de Covid-19, adiou o seu início.

Numa visita da Rádio Campo Maior a este local emblemático da vila, foi possível perceber, os trabalhos que estão a ser realizados, não só ao nível da requalificação do espaço, mas também dos seus acessos.

Para o presidente da Câmara de Campo Maior, João Muacho, o motivo que levou esta requalificação está relacionado, primeiramente, com “a conservação de ossadas que se encontram neste espaço, devido ao passar dos anos, bem como a climatologia da região, estavam a ficar deterioradas”, pelo que o município apostou nesta obra, “não só na conservação deste espaço, mas também a pensar na questão turística”, deixando o convite para que “dentro, dos próximos três ou quatro meses, altura em que poderá estar concluída, se possa visitar”.

Paralelamente, este espaço vai ter uma sala de audiovisuais, no seu interior, para que “todos aqueles que o visitem conheçam a história que deu origem à sua construção; também tentámos que se torne acessível a todas as pessoas que têm mobilidade reduzida, com a construção de uma rampa de acesso à Capela e à Igreja Matriz”, revela João Muacho.

Capela dos Ossos, em Campo Maior, localizada junto à Igreja Matriz, relacionada com a explosão do Paiol de pólvora em 1732, onde perderam a vida muitos campomaiorenses.

Esta obra pode estra concluída no segundo trimestre do próximo ano, e tem um custo de 232 mil euros, financiado a 75% pelo Programa Alentejo 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.