Educação inclusiva é tema do programa Elvas + Solidária

SandraFoutoA educação inclusiva pretende criar uma sociedade inclusiva e assume-se como um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular.

Este tipo de educação reconhece a valoriza as diferenças de todos, “sem preconceito, inserindo, em conceito escolar, todos os alunos, de forma radical e completa. A educação inclusiva valoriza as diferenças e isso é essencial”, de acordo com Sandra Fouto (na foto), animadora sociocultural no Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.

Sandra Fouto explica as diferenças entre educação especial e inclusiva: “a educação especial é uma modalidade de ensino que visa promover e desenvolver as potencialidades das pessoas portadoras de necessidades especiais. (…) Esta modalidade de ensino, que se assume como inclusiva, deve ser entendida como um processo onde todas as crianças têm direito à escolarização, o mais próximo possível do normal”.

A educação inclusiva depende muito da colaboração entre a família e a escola, no intuito de “atingir uma inclusão satisfatória das crianças”.

A Educação inclusiva favorece a diversidade à medida que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

A educação inclusiva é o tema da edição desta semana do programa Elvas Mais Solidária com Sandra Fouto, animadora sociocultural no Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.