CIMAC lança concurso para “Grande Rota do Montado”

rota do montadoO concurso público, para a primeira fase da implementação do projeto “A Grande Rota do Montado”, já foi lançado pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).

Este projeto envolve os 14 municípios do Alentejo Central, e tem mais de mil km de percursos pedestres. José Calixto, vice-presidente da CIMAC, explica que este é um “projeto emblemático, e com características de grande dimensão”. Neste momento, “e depois da cedência de espaços ferroviários, esta primeira fase será implementada nos concelhos e territórios que têm a questão de passagem por esses caminhos e de negociação com proprietários”.

Este projeto pretende ligar,” através de grandes rotas pedestres, o Sul, oeste e mesmo até Espanha, através de um dos fatores que distingue a região, com respeito pela natureza e biodiversidade, como fator de um turismo de qualidade que queremos continuar a desenvolver no nosso território”.

A Grande Rota do Montado pretende ainda “preservar a possibilidade das populações e de quem nos visita, usufruir da natureza desta região”, que tem o montado como característica principal, acrescenta José Calixto.

A Grande Rota do Montado é um projeto integrado no Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alentejo Central, e é financiado através do Programa Operacional Regional do Alentejo com um investimento de cerca de 2,8 milhões de euros, e comparticipado a 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.