Idosos recebem vacina contra a Covid em Elvas (c/fotos e vídeo)

Começou esta manhã a vacinação dos idosos com mais de 80 anos, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), sendo Elvas um dos concelhos piloto desta nova fase do processo de vacinação no Alentejo.

Até quinta-feira, dia 11, serão vacinadas 850 pessoas, todas elas da Unidade de Saúde Familiar Amoreira do Centro de Saúde de Elvas.

O centro de saúde de Elvas foi o selecionado, para ser pioneiro nesta segunda fase de vacinação, sendo que foi escolhida uma de duas unidades de saúde familiar, tendo em conta a respetiva densidade populacional, explica Vera Escoto, diretora clínica da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

“Foi com grande entusiamo que se fez todo este processo piloto. Foram selecionados os utentes com mais de 80 anos, com comorbilidades, que tenham algumas patologias, como problemas de insuficiência cardíaca, problemas respiratórios, e depois destes, os utentes com mais de 80 anos, sem estas patologias consideradas prioritárias”, revela Vera Escoto.

Os cerca de 850 utentes selecionados serão vacinados entre hoje e quinta-feira, mais de 250 por dia. Foram todos contactados telefonicamente, esclarecendo-lhes todas as dúvidas.

Depois de contactados todos os utentes com mais de 80 anos, para serem vacinados, a ULSNA foi chamar pessoas com mais de 50, também com outras doenças. “Faltavam alguns utentes, para o último dia, e fomos chamar pessoas com idade mais alta, ou seja, começámos nos utentes com 79 anos”, explica a médica.

Vera Escoto assegura que é “uma grande alegria” que Elvas seja um de dois concelhos piloto no Alentejo nesta nova fase de vacinação, garantindo que “ninguém no distrito ficará para trás”. “Tudo o que vier a seguir poderá ser melhorado. Todos os outros centros de saúde do distrito, neste momento, já fizeram todo este trabalho de seleção”, adianta. “A (Unidade de Saúde Familiar) Uadiana será a seguir, como serão os outros centros de saúde”, acrescenta.

A diretora clínica da ULSNA revela que, dentro do grupo de pessoas que poderiam ser agora vacinadas, da Unidade de Saúde Familiar Amoreira algumas recusaram, sendo que os acamados vão receber a vacina numa outra fase.

Os lares do concelho, explica ainda a médica, já concluíram, ou estão prestes a terminar, o processo de vacinação, à exceção das instituições de Terrugem e Barbacena, tendo em conta os surtos registados. No lar da Terrugem, a vacinação inicia-se esta sexta-feira. “Tudo está a ser feito de uma forma organizada e tem corrido sempre bem”, garante.

Já o coordenador municipal de Proteção Civil em Elvas, Tiago Bugio, lembra que o processo piloto de vacinação, destas 850 pessoas, conta com todo o apoio logístico do município. “Temos dados todo o apoio, em termos logísticos, que a ULSNA necessita: primeiro com a infraestrutura, depois com a montagem de espaços em que será administrada a vacina, criando um circuito onde as pessoas são rececionadas, onde é medida a temperatura, onde temos uma zona de acolhimento, revela.

No CNT estão cinco enfermeiras, dois médicos e três assistentes operacionais. A PSP, os Serviço de Proteção Civil do Município de Elvas e voluntários da Câmara de Elvas apoiam o processo de vacinação. Os colaboradores do município, para além do apoio prestado aos idosos, tratam da higienização das cadeiras e do espaço, para garantir as máximas condições de segurança.

Entre os idosos já vacinados, encontram-se Albérico Rijo e Francisco Bagulho. O primeiro, de 95 anos, garante que ficou “radiante” por ver que o espaço foi muito bem organizado pela Câmara Municipal, a quem dá os parabéns. “As pessoas com mais idade, como eu, têm possibilidade de estar bem instaladas. Nem está frio aqui”, garante.

“Acho importante para todos nós que as vacinas sejam eficazes, para ver se resolvemos este problema que é gravíssimo para o país”, diz Francisco Bagulho.