GNR regista aumento de fluxo rodoviário na fronteira (c/fotos)

DSC_1279O controlo de Fronteiras foi reposto no passado dia 31 de janeiro, pelo que a GNR tem intensificado o controlo de cidadãos, não só nas passagens autorizadas, mas também nas passagens não autorizadas.

A circulação entre Portugal e Espanha é limitada e apenas permitida em pontos de passagem autorizados, ao transporte internacional de mercadorias, de trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, e de veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.

O capitão João Lourenço, comandante do Destacamento Territorial da GNR de Elvas, explica que nesta semana “se verificou um grande aumento de fluxo de rodoviário, de pesados de mercadorias e de ligeiros, algo que era expectável, e na generalidade enquadram-se nas exceções previstas na lei, pelo que este controlo decorre sem incidentes”.

João Lourenço refere ainda que “há algum registo, ainda que pouco significativo, de tentativas de entrada em pontos de passagem não autorizados e é importante que a população perceba que a GNR estará atenta e a controlar estes pontos e reencaminhar para os pontos de passagem autorizados”.

Relativamente aos outros pontos de passagem, não autorizados, o Capitão João Lourenço refere que estes “estão devidamente bloqueados, e também existem militares da GNR a vigiar e controlar alguma tentativa de passagem, nestes locais, por parte da população”.

Quem se enquadra nas exceções previstas para passar a fronteira, no Alto Alentejo têm duas hipóteses, ou na fronteira do Caia, ou em Galegos, em Marvão.

GNR em Elvas que intensifica o patrulhamento e controlo de Fronteiras, não só nas passagens autorizadas, mas também nas passagens não autorizadas, como em caminhos municipais.