MTA de Elvas assinala os 125 anos da morte de Santo Henrique de Ossó

Maria de Fatima MagalhãesO MTA de Elvas assinala hoje os 125 anos da morte do seu fundador, Santo Henrique de Ossó.

Santo Henrique de Ossó nasceu em Vinebre, Barcelona, e dedicou-se ao sacerdócio depois da morte da sua mãe. Começou a evangelizar crianças e organizar as catequeses, em bairros mais pobres e problemáticos, fundou a Associação da Puríssima Conceição para os jovens camponeses, e também a Associação das Filhas de Maria Imaculada e de Santa Teresa de Jesus, o atual MTA.

Para assinalar a data, e tendo em conta a pandemia, todas as restrições impostas, e uma vez que os alunos do Colégio Luso Britânico estão neste momento em casa, este ano não haverá lugar para atividades lúdicas, como em anos anteriores, como explica a Irmã Maria de Fátima Magalhães. No entanto, “serão enviados materiais e atividades sobre Santo Henrique, que os alunos poderão desenvolver em casa”.

Por parte do MTA houve já uma reunião Zoom com os jovens do movimento, “através da qual refletimos sobre Santo Henrique e influência na vida de cada pessoa, explica a irmã Maria de Fátima”. Hoje há uma celebração religiosa a partir das 16 horas, seguida de Eucaristia que será transmitida na Rádio Campo Maior a partir das 16.15 horas.

A irmã Maria de Fátima Magalhães explica ainda que “o MTA se rege pelos princípios de Santo Henrique de Ossó e Santa Teresa”, procuram “formar pessoas para a vida, de paz, amor, verdade, democráticas, e sensíveis aos mais fracos e mais pobre e atentos aos problemas da família e juventude”. Santo Henrique “é uma referência para todos os sacerdotes, sendo um modelo, porque viveu segundo o coração de Jesus”.

O MTA de Elvas que assinala hoje os 125 anos da Morte do Santo Henrique de Ossó, fundador do MTA.