Aluno de Campo Maior vence prémio ibérico de poesia

Rodrigo Raimundo Campo MaiorRodrigo Raimundo, aluno da Escola Secundária de Campo Maior venceu um prémio de Poesia Ibérico, pela Asociación Cultural Vicente Rollano de San Vicente de Alcántara, com o seu poema “Rosas no Roseiral”.

Rodrigo explica que escreveu este poema “há cerca de três anos” e quando foi desafiado pelo seu professor para participar no concurso, lembrou-se que “tinha este poema guardado”. Procedeu a “algumas alterações e gostou do resultado, tendo por isso submetido a concurso”.

O poema “Rosas no Roseiral” “trata da saudade, trata de viver com este sentimento e como o podemos transformar em algo que nos ajude a refletir e melhorar no dia-a-dia”. Rodrigo considera o tema do poema “intemporal, e que pode também ser aplicado à pandemia que vivemos atualmente”. Para si, a poesia é” reflexão acerca do mundo que está à nossa volta”.

E foi com “surpresa” que recebeu a notícia que tinha vencido o concurso onde participaram várias escolas portuguesas mas também espanholas. Ainda não acredita que venceu e quando questionado sobre qual o prémio que recebeu, afirma que “o maior prémio é o reconhecimento, mas recebeu um prémio monetário, que considera “pouco importante” e um quadro de um pintor espanhol. Depois de tudo pensa que “o prémio é o menos importante deste concurso”.

Rodrigo diz ainda que este prémio serve para “mostrar que o interior do nosso país, muitas vezes menosprezado, a nível nacional e não só”, segundo este aluno, tem muito talento que muitas vezes não é explorado.
Rodrigo Raimundo que venceu o VI Prémio Hispano-Português de Poesia Jovem “Ángel Campos Pámpano”, promovido pela Asociación Cultural Vicente Rollano de San Vicente de Alcántara. O prémio foi entregue no início deste mês, no MEIAC, em Badajoz.