Muitas têm sido as instituições e os lares do país que têm enfrentado a dura realidade da pandemia Covid-19, registando vários casos de infeção. Exemplo disso é o centro humanitário de Elvas da Cruz Vermelha e o lar “Cofre de Previdência”, em Vila Fernando.
Por outro lado, a APPACDM de Elvas, até à data, conseguiu escapar a este “inimigo invisível”, não registando qualquer caso positivo.
Contudo, lembra o presidente da direção, António Escarduça, têm sido tomados todos os cuidados necessários, sendo que, por precaução, já chegaram a ter de ser encerradas algumas áreas da instituição.
“Dou graças a Deus, todos os dias, por isso acontecer”, refere Escarduça, quanto à inexistências de casos positivos de Covid-19 no seio da APPACDM de Elvas. “Sempre que aparece uma situação, nós temos por obrigação tentar saber, de alguma forma, se poderá haver alguma ligação à instituição, e aí tomarmos os cuidados que são necessários”, explica.
Medidas como o encerramentos de algumas valências da instituição, quando necessário, por precaução, irão continuar a ser tomadas, alega ainda o presidente, porque “não há outra maneira de encarar esta situação que todos estamos a viver”.
António Escarduça revela ainda que a pandemia veio agravar a situação financeira da instituição, assegurando que, do seu ponto de vista, o mais importante, por esta altura, não é promover manifestações, mas sim a união entre todos.
“Parece que o mundo está completamente descontrolado, porque as pessoas deixaram de viver o seu dia a dia. Mas depois também assistimos a manifestações. Mas pergunto eu: será altura de andarmos em manifestações? Ou será altura de nós todos nos unirmos e pensarmos apenas numa intenção: pedir que cada um de nós não fique doente?”, questiona-se.
Os problemas financeiros que a instituição enfrenta, garante ainda Escarduça, são “bastante gravosos”, sendo que a pandemia veio “complicar toda a forma de estar” e os objetivos da instituição. A Covid-19 obrigou a uma série de contingências e “ninguém estava preparado para as receber”, remata.