Joaquim Diogo e surto em Gáfete: “situação complexa, que estamos a tentar controlar ao máximo”

JoaquimDiogoUm surto de Covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Gáfete, no concelho do Crato, está a preocupar a autarquia local.

O presidente da Câmara do Crato, Joaquim Diogo afirma que “está a ser vivido um momento de pressão” relativamente ao concelho do Crato e especificamente na vila de Gáfete, uma vez, “infelizmente temos uma IPSS com utentes e trabalhadores infetados”. “Não basta a situação que vivemos na comunidade, esta situação veio adensar a nossa preocupação. Temos consciência do que temos feito, implementámos um plano de testagem semanalmente nas IPSS, no sentido de barrar a pandemia no concelho”.

 Na vila de Gáfete “há mais de 60 casos positivos, sendo que neste lar há 33 utentes e 10 funcionários positivos, é uma situação que é difícil de perceber porque tem existido uma articulação forte entre várias entidades”. Esta instituição em 15 dias “foi testada quatro vezes”, sendo que “duas delas foi testagem integral e numa testagem de rotina da quarta-feira, fomos surpreendidos com esta situação, quando tínhamos feito a ultima testagem na sexta-feira, é uma situação complicada”, diz Joaquim Diogo.

Os utentes estão, na sua maioria assintomáticos ou com sintomas ligeiros, dois estão hospitalizados por prevenção; os trabalhadores estão assintomáticos ou com sintomas ligeiros. As famílias foram informadas pela instituição do que se estava a passar, adianta ainda o presidente da Câmara do Crato.

“Estamos a fazer uma monitorização diária, neste momento os utentes infetados já foram separados dos restantes e os espaços já foram desinfetados, e vamos manter esse foco, estamos a fazer tudo o que os protocolos e as normas dizem que devemos fazer para que a situação seja o menos grave possível, dentro daquilo que sabemos, é uma situação complexa, mas que estamos a tentar controlar ao máximo, com a colaboração de todos”.

O concelho do Crato registou, desde o início da pandemia, 149 casos positivos, dos quais 86 estão ativos, e 62 já foram dados como recuperados. No concelho, vítima de Covid-19, já morreu uma pessoa.

De recordar que o Município do Crato saiu recentemente da lista de concelhos considerado de Risco Extremo, passando a integrar a lista de Risco Muito Elevado, por ter, até à última atualização feita pelo Governo, um índice de contágio inferior 960 casos por cem mil habitantes.