CCDR Alentejo assina protocolo com Observatório do Baixo Alentejo

AlentejoA Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) assina hoje, 10 de dezembro, nas instalações da CCDRA, em Beja, um protocolo de colaboração com a entidade Observatório do Baixo Alentejo (OBA).

O vice-presidente da CCDRA, Aníbal Reis Costa, e o presidente da direção do OBA, Jorge Miguel Oliveira Barão Barnabé, assinam este protocolo que tem como principal objetivo conceber e desenvolver iniciativas conjuntas orientadas para a promoção do desenvolvimento do território.

Quer a CCDRA quer o OBA pretendem com esta parceria fomentar a cooperação e produção de conhecimento, orientada para a promoção do desenvolvimento do território e melhorar as condições de vida dos seus cidadãos, tendo como áreas prioritárias: Agricultura, recursos naturais, ambiente e alterações climáticas; Combate ao isolamento social; Diminuição de fatores de vulnerabilidade e riscos de exclusão social; Atracão e fixação de talentos; Energia, habitação e transportes; e Cultura, património e turismo.

Para que a prossecução dos fins estabelecidos se concretize a CCDR Alentejo, quando assim o entender, será parceira nas candidaturas ao PT2020 e outras linhas de financiamento nacional, comunitária ou internacional.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo tem como missão, no âmbito das suas atribuições e competências, assegurar a coordenação e a articulação das diversas políticas sectoriais de âmbito regional, bem como executar as políticas de ambiente, de ordenamento do território e cidades.

Por seu lado, a Associação para o Desenvolvimento Regional – Observatório do Baixo Alentejo tem por objeto o estudo, a promoção e defesa da região do Baixo Alentejo mediante a intervenção no domínio da Formação e conhecimento e realização de eventos, nomeadamente culturais e científicos, para recolha de informação, divulgação, sensibilização, ações de promoção da região do Baixo Alentejo.