Biblioteca de Estremoz investe 15 mil euros em livros, jogos e DVD

Livros Biblioteca EstremozOs livros adquiridos em 2020 pela Biblioteca Municipal de Estremoz já chegaram, estando a equipa da biblioteca a proceder ao registo, catalogação e indexação, “para disponibilizar ao público com a maior brevidade possível”, divulga a autarquia.

A Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central (RIBAC), da qual a Biblioteca Municipal de Estremoz faz parte, trabalha de forma conjunta no desenvolvimento de serviços em rede, numa lógica de partilha e otimização de recursos e oferta de serviços. Com esta rede, “pretende-se fazer face às dificuldades que o setor enfrenta, unindo esforços, formando parcerias e desenvolvendo projetos nas mais variadas valências das bibliotecas”, esclarece o Município estremocense.

No âmbito do projeto “Ler e Crescer em Família”, desenvolvido pelo grupo de trabalho da RIBAC, em articulação com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, uma das valências abrangidas é a coleção, estando contemplada a aquisição de fundo documental no valor total de mais de 169 mil euros, durante os anos de 2020 e 2021, sendo comparticipado pela Direção-Geral dos Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas em 50%.

O valor das aquisições para a Biblioteca Municipal de Estremoz, em livros, jogos e DVD’s didáticos é de 15 mil euros, sendo a comparticipação do Município de Estremoz de 7213 euros. Assim, a coleção da biblioteca “fica mais reforçada, valorizada e atualizada, contribuindo para a captação de novos públicos e reforçando a fidelidade dos leitores já existentes, com a chegada de novidades”, assegura o Município que garante: “livros e leitura nunca são demais, especialmente no momento que se atravessa”.