Évora elabora Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável

mobilidade sustentavel evoraO Município de Évora, em linha com a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas e com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050, encontra-se a elaborar o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Cidade (PMUSÉ).

A participação da população “é fundamental neste processo de construção”, segundo a autarquia, em que se pretende encontrar soluções que sirvam a comunidade no seu todo. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Évora espera o contributo de todos os munícipes que, de forma individual ou através de instituições, queiram apresentar sugestões. Podem fazê-lo quer através da participação em sessões de discussão pública, quer diretamente enviando o seu contributo para o correio eletrónico cme.pmuse@cm-evora.pt .

Os Planos de Mobilidade Urbana Sustentável são documentos estratégicos para responder, de forma integrada, às necessidades de mobilidade nas cidades, com opções para todos, não concorrenciais e potenciadoras de melhor qualidade de vida.

A mobilidade urbana sustentável visa a implementação de soluções equilibradas no território, que respondam às necessidades básicas de deslocação de pessoas e bens e em articulação com o desenvolvimento económico, social e ambiental das sociedades, promovendo mudanças no estilo de vida, maior consciência para sustentabilidade, a defesa da saúde pública, maior eficiência energética e dos custos associados, salvaguardando as gerações vindouras.

A Câmara Municipal de Évora entende “como vital o contributo comunitário”, promovendo, para isso, apresentações e discussões públicas ao longo do desenvolvimento do plano, em datas a divulgar, assim como a possibilidade de contacto permanente para recolha de contributos, “que concorram para uma cidade dotada de soluções para todos”. Pa o Município eborense, todos são “importantes para garantir um melhor ambiente urbano e qualidade de vida no município”.