Alunos do IPP ajudam colegas em confinamento com idas às compras e à farmácia

EstamosJuntosO Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) lançou recentemente o projeto “Estamos Juntos”: um programa de apoio a estudantes em isolamento devido à pandemia, levado a cabo com a ajuda de uma bolsa de voluntários da comunidade estudantil.

A ideia do programa, explica Isabel Mourato, do Gabinete de Avaliação e Qualidade do IPP, surgiu sobretudo para dar resposta aos alunos que estão deslocados, e que estudam em Portalegre ou Elvas, em caso de precisarem de cumprir um período de isolamento, “por por doença ou por suspeita de doença”, e não possam sair para ir às compras ou à farmácia.

“Nós temos uma bolsa de voluntários, constituída há já vários anos, de estudantes, que se têm disponibilizado para colaborar nas mais diversas iniciativas: de recolha de bens, de ajuda a instituições de solidariedade social, etc. E pensámos: porque não aproveitar esta bolsa de voluntários para ajudar estes estudantes que, eventualmente, necessitariam de ajuda neste trabalho de proximidade? E assim foi”, adianta Isabel Mourato.

Lançado o programa, foram convocados os voluntários que, segundo Isabel Mourato, “se disponibilizaram de imediato a prestar estes pequenos serviços aos colegas” que se encontram em isolamento. “A ideia é que os colegas ajudem os que não podem sair,  para lhes facilitar a vida nestes tempos complicados”, acrescenta.

Os alunos que residem nas residências de estudantes, acabam por ter a vida facilitada, com os funcionários a ajudarem com estas simples tarefas. O programa “Estamos Juntos” surge para apoiar, mais precisamente, aqueles que estão em casas particulares, não tendo esse acompanhamento tão próximo.

Os voluntários devem prestar o apoio aos colegas em confinamento, de acordo com as regras definidas pela Bolsa de Voluntários do Politécnico de Portalegre, e cumprindo as medidas de prevenção da Covid-19.