Softinsa/IBM vai instalar laboratório tecnológico para Smart Cities no IPP

Protocolo IPP CMP e empresaO protocolo de colaboração entre o município de Portalegre, o Instituto Politécnico de Portalegre e a Softinsa/IBM foi assinado na tarde de ontem, quarta-feira, dia 26, dia em que se assinalam os 40 anos de existência desta instituição de ensino, na capital de distrito.

Após um período longo de conversação, a Câmara Municipal de Portalegre, a Softinsa e o Politécnico de Portalegre, assinaram no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, um acordo para instalar um Laboratório especializado em soluções tecnológicas para as Cidades Inteligentes, em Portalegre.

A instalação desse Laboratório vai contribuir para a criação de postos de trabalho especializado, nas áreas de tecnologias de informação e comunicação, engenharia informática e gestão, preferencialmente recrutados no Politécnico de Portalegre, entidade que também integra o acordo.

Esta unidade subsidiária portuguesa da gigante IBM irá ficar instalada na BioBIP – Bioenergy and Business Incubator of Portalegre, no Campus Politécnico da capital de distrito.

Para a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Adelaide Teixeira, “este Laboratório constitui uma mais-valia, não só porque proporciona a criação de emprego para quadros superiores especializados, mas também porque irá valorizar a produção de investigação, conhecimento e desenvolvimento tecnológico”.

Por outro lado, a instalação desta unidade vai contribuir para a consolidação de alguns objetivos estratégicos, definidos ao nível das Smart Cities.

A cidade de Portalegre acolhe assim mais um projeto âncora que irá enriquecer o desenvolvimento não só de Portalegre, como também da região do Alto Alentejo.