Violência Contra as Mulheres é mote para campanha de sensibilização

DiaInternacionalParaEliminacaoDaViolenciaContraAsMulheresO Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD) da Cruz Vermelha Portuguesa, em Portalegre, e os sete municípios do Alto Alentejo Este – Arronches, Castelo de Vide, Campo Maior, Elvas, Marvão, Monforte e Portalegre, pretendem assinalar este dia 25 de novembro, data em que se comemora o Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, mediante a implementação de uma campanha de sensibilização, online.

Esta ação enquadra-se no Plano Intermunicipal para a Igualdade do Alto Alentejo Este (PIMI), especificamente no Eixo I – Igualdade de Género e Cidadania, no âmbito da Comemoração de Datas Simbólicas, sendo que a sua planificação e implementação foi definida pelo grupo operativo do PIMI.

Pretende-se, com a presente campanha de sensibilização, consciencializar a comunidade em geral para as questões da violência contra a Mulher, nomeadamente, a pressão, desvalorização e humilhação a que a Mulher está exposta, a vários níveis, no seu dia-a-dia e que, tantas vezes, a constrange na sua liberdade e lhe retira dignidade.

“Deparamo-nos, frequentemente, com notícias, revistas, spots publicitários, em relação às mulheres, que veiculam padrões de beleza, atitudes e comportamentos, impostos pela sociedade, os quais despoletam, designadamente, sentimentos de culpa, de vergonha, de insegurança e de inferioridade”, pode ler-se na página de Facebook da Cruz Vermelha de Portalegre.

“Torna-se, assim, fundamental lutar contra uma cultura que categoriza a mulher, que generaliza a visão do que a mulher deve ser, que promove uma ideia preconcebida do corpo feminino, que nega a possibilidade de cada mulher ser única e ter liberdade de escolha individual. A mulher tem o direito de reger a sua própria vida e de fazer com ela o que quer. A mulher tem o direito de ter a soberania sobre o seu próprio corpo. A mulher pode escolher o lugar que quiser”, lê-se ainda.

“Se és Mulher, lembra-te: – Não precisas de seguir os padrões sociais para te tornares a melhor versão de ti própria. – Tu és suficiente. – Tu és digna do que queres para a tua vida. – A escolha é tua!”.