Câmara de Alandroal aprova orçamento de 15,5 milhões para 2021

CM AlandroalO município de Alandroal aprovou, em sessão ordinária de câmara nesta quarta-feira, dia 25, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2021.

O documento foi aprovado com uma abstenção da vereadora da CDU e um voto contra do vereador do DITA que, contudo, não apresentou qualquer declaração justificativa do mesmo. Nenhuma força política apresentou qualquer contributo para o orçamento no exercício do direito de oposição.

Este será agora submetido à aprovação da Assembleia Municipal durante o mês de dezembro.

Os 15.515.894,80 euros representam um aumento de cerca de 3,26 milhões de euros em relação ao de 2020, provenientes de um aumento das transferências do Orçamento de Estado e, sobretudo, dos fundos comunitários assegurados pelo município para as obras a executar.

Considerando todos os financiamentos conseguidos, o município espera executar 3,7 milhões de euros de fundos do Alentejo 2020 e do Turismo de Portugal, mais cerca de 500 mil euros da Linha EQBEI, em obras tão emblemáticas como a Consolidação e Restauro da Fortaleza de Juromenha, a conclusão da Escola Básica Diogo Lopes de Sequeira do Alandroal ou a Praia Fluvial das Azenhas D ́El rei, em Montejuntos.

Estes números são o reflexo de uma forte aposta do executivo na captação de financiamentos para os projetos estruturantes desde o início do mandato. Com efeito, e apesar de ter tomado posse numa altura em que as principais linhas de financiamento do atual quadro comunitário estavam já negociadas e comprometidas, o atual executivo conseguiu, até agora, através de 45 candidaturas apresentadas desde novembro de 2017, a captação de cerca de 8,7 milhões de euros de fundos comunitários, correspondendo a mais de 13,3 milhões de euros de investimento total para o concelho.

No início do mandato, já ultrapassado o principal período de negociação, havia 1,1 milhões de euros de fundos comunitários aprovados que correspondiam a cerca de 2 milhões de euros de investimento total, através de 11 candidaturas apresentadas. Este valor configura, sem qualquer paralelo, a maior captação de fundos de sempre no município do Alandroal.

O orçamento para 2021 será particularmente marcado pela resposta à pandemia. O município prevê continuar a forte aposta preventiva de apoio às autoridades de saúde e segurança, aos bombeiros e às IPSS com valência de lar, bem como a toda a população com a continuação da distribuição de máscaras. Fica em aberto a possibilidade de apoios ao tecido económico local em função da evolução da situação e dos apoios do Governo.

O presidente João Grilo refere em comunicado que  “este é o mais desafiante dos orçamentos que já tive pela frente porque é preciso investir e realizar obra como se estivéssemos a viver uma situação normal, num contexto de pandemia, muito variável e exigente, que a qualquer momento obriga a mudar prioridades e em que o apoio à população tem que ser prioridade”. E acrescenta que “só teremos sucesso se trabalharmos como um todo em torno destes objetivos” pelo que lamenta que “perante os antagónicos desafios do desenvolvimento e da pandemia nenhuma força política da oposição, das que daqui a menos de um ano vão pedir votos às pessoas, tenha querido apresentar qualquer ideia ou contributo para melhorar a resposta”.