Esculturas “Crucificação do Planeta Azul” em Évora

planeta azul evoraUm conjunto de cinco esculturas do artista Gabriel Seixas compõe a instalação “Crucificação do Planeta Azul” que pode ser apreciada, na Praça de Sertório, em Évora, até abril do próximo ano.

Alertar para as consequências da ação humana na sustentabilidade do planeta é o principal objetivo com a chamada de atenção a incidir em cinco temas: consumo de combustíveis fósseis, água potável, materiais utilizados nas construções (responsáveis por mais de 30% do efeito de estufa), devastação das florestas e acumulação de plástico nos oceanos.

Esta é uma instalação de luz que pretende “sensibilizar o ser humano a refletir, enquanto habitante do planeta, na forma como vive e como o utiliza, enquanto consumidor de bens, que pelas suas características de manufaturação contribui para a degradação da sua sustentabilidade”, revela Gabriel Seixas.

Os cinco temas referidos são abordados plasticamente nas esculturas, procurando assim uma unidade estética, formal e intrínseca ao conceito da instalação de luz. Os trabalhos são materializados em ferro e mármore da região, tendo sido embutidos outros materiais, com a iluminação no seu interior a ser feita através de lâmpadas LED azuis, simbolizando o Pplaneta Azul.

O escultor explica que “as esferas (planeta) foram executadas com milhares de peças em mármore numa espécie de forma, de peças de engrenagem mecânica (roda dentada) e de puzzle, representando o planeta terra como um sistema onde tudo tem a sua função e trabalha em harmonia total e somos nós, seres humanos, que estamos a interromper o ciclo natural do funcionamento do planeta.”

Gabriel Seixas nasceu no Fundão, em 1963, tendo frequentado o curso de Arte e Design. Iniciou o seu trabalho como escultor em 1989. Atualmente, vive e trabalha no seu atelier e galeria em São Miguel de Machede, no concelho de Évora. Participou em diversas exposições individuais, coletivas, simpósios e bienais. Foi distinguido com oito prémios na área das artes plásticas e encontra-se representado em coleções particulares em Portugal e no estrangeiro.