Avis lança concurso a artistas para estátua de D. João I

estataua avisO Município de Avis lançou um concurso que desafia os artistas plásticos nacionais a criar uma obra de arte pública em homenagem D. João I, a instalar no Jardim Passeio do Mestre, em Avis.

O prazo para apresentação de propostas termina a 21 de dezembro, decorrendo, posteriormente, as restantes fases do procedimento que culmina na escolha da obra a edificar e, consequentemente, na atribuição de um prémio no valor de 2500 euros ao seu autor.

A obra, em destaque num dos locais mais emblemáticos do Centro Histórico de Avis, deve ser uma peça escultórica com três metros de altura, que evoque a memória histórica do rei de D. João I, mas que enquadre na envolvente espacial e temporal, ligando o passado, ao presente e projetando o futuro.

O concurso tem o calendário seguinte: prazo final para apresentação das candidaturas a concurso, 21 de dezembro de 2020; prazo para admissão e exclusão dos trabalhos, 18 de janeiro de 2021; prazo para votação da população, 22 de fevereiro de 2021; prazo para exposição dos trabalhos e o local onde a mesma vai decorrer, de 25 de janeiro a 22 de fevereiro de 2021; prazo final para divulgação dos resultados do concurso, 15 de março de 2021; e prazo para levantamento das obras a concurso não selecionadas, 15 de abril de 2021.