João Camélo: “restauração tem sido um mártir da pandemia”

_DSC0011Com as novas medidas restritivas, aplicadas aos concelhos que integram a lista de alto risco relativamente à pandemia, e já a serem aplicadas em Campo Maior e Elvas, e em outros 75 concelhos portugueses, o comércio e a restauração vão, obrigatoriamente, ressentir-se.

Durante a semana, os restaurantes estão obrigados a fechar até às 22.30 horas e no próximo fim-de-semana vão ter de encerrar portas às 13 horas.

O Restaurante “O Faisão”, em Campo Maior tem vivido dias difíceis. João Camélo, proprietário do restaurante refere que com as restrições horárias que vigoram este fim-de-semana, “a situação assume-se como drástica, perante a situação que já estavam a viver e as medidas não têm lógica, uma vez que às 13 horas é a hora habitual em que o restaurante começa a funcionar”.

Tendo também em conta a localização geográfica de Campo Maior, e o facto de os espanhóis serem clientes assíduos, João Camélo afirma que “este tipo de cliente costuma almoçar às 14 horas”, hora que este fim-de-semana já estarão encerrados. O proprietário assume “que não é fácil para o primeiro-ministro gerir a economia e a pandemia, em simultâneo, mas tem que haver outra solução para a restauração”, que “tem sido um mártir nesta situação”._DSC0010

João Camélo afirma que “no mês de outubro a faturação desceu 60%”, assume que a medida “é mal pensada”, e diz que perante esta situação irá “fazer as entregas ao domicílio, para fazer face às despesas que se mantêm”.

O proprietário afirma ainda que “os municípios devem ajudar, da forma possível, a hotelaria e o comércio local, uma vez que estes profissionais precisam de ser apoiados e motivados”.

De recordar que nos concelhos que integram a lista de alto risco, no próximo fim-de-semana, o comércio abre às 8 horas e encerra às 13 horas, regra que apenas não se aplica a farmácias, clínicas e consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200m2 e bombas de gasolina.

A partir das 13 horas, também no fim-de-semana, os restaurantes só podem funcionar através de entrega ao domicílio.