Museu Militar de Elvas ganha nova temática com Sala de Instrumentos Musicais

DSC_0006O Museu Militar de Elvas assinalou, no passado dia 29 de outubro, o seu 11º aniversário e, com ele, procedeu-se à abertura de um novo espaço de exposição, dedicado aos instrumentos musicais da Fanfarra, da Banda e da Orquestra Ligeira do Exército.

Com esta sala, o museu elvense ganha uma nova temática, onde não faltam guitarras e saxofones, entre outros instrumentos. Devido à situação pandémica que o país atravessa, esta nova exposição, que é permanente, não teve ainda uma inauguração oficial.

“Estava previsto inaugurarmos esta sala no passado dia 29, mas de qualquer das maneiras abrimos já a sala ao público. Será inaugurada, mais tarde, em data a determinar, quando toda esta situação for ultrapassada”, explica o diretor do museu, major Carlos Carretas (na imagem).

Esta é uma exposição permanente, sendo que, tendo em conta a quantidade de instrumentos musicais que o museu ainda tem nas suas reservas e que não estão expostas, será sempre “dinâmica”. “Nunca vai ser uma exposição estática, tendo em conta o conceito de museu vivo que temos aqui”, acrescenta o major.

A acompanhar todos os instrumentos que se encontram em exposição, a sala conta com várias imagens, incluindo das atuações do Orquestra Ligeira do Exército em Elvas, e de várias pautas musicais e quadros explicativos.

Esta nova sala do museu elvense pode ser visitada, de terça-feira a domingo, das 9.30 horas ao meio-dia e meia e das 14.30 às 17.30 horas.