Centro Educativo Alice Nabeiro conquista mais uma Bandeira Verde

FinalistasCEAN2020O Centro Educativo Alice Nabeiro, no âmbito do programa nacional Eco Escolas, foi agraciado com a Bandeira Verde 2019/2020. A cerimónia, que estava prevista para o MEO Arena em Lisboa no início de novembro, foi alterada para formato online no dia 13, na qual o CEAN foi uma das escolas destacadas com a apresentação de um vídeo sobre o trabalho realizado ao longo do ano educativo anterior.

Este galardão é renovável anualmente mediante evidências de aplicação dos sete passos de implementação no ano educativo. Auditorias internas e externas ao CEAN, plano de ação desenhado para combater os pontos fracos e reforçar os pontos fortes, trabalhar curricularmente ou por projetos de oficinas e clubes dos temas do ano, monitorizar e avaliar a concretização do plano e participar ativamente na rede de desafios anuais são algumas das exigentes metas do programa.

Resíduos, água, energia, alterações climáticas, sustentabilidade, mobilidade, alimentação saudável, hortas biológicas, biodiversidade, Geodiversidade, floresta e mar são os temas anuais a trabalhar seguindo uma metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 Local.

O Centro Educativo Alice Nabeiro participa no programa Eco Escolas desde 2008 ininterruptamente, contando com um total de 13 Bandeiras Verdes. Este ano, particularmente especial na sua implementação, o CEAN foi agraciado com o 1º lugar no desafio lançado pela SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) denominado “Aves da minha escola”. O trabalho desenvolvido “só foi possível graças ao envolvimento dos nossos conselheiros Eco escolas”, revela o CEAN em nota de imprensa. “O GEDA, na qualidade de associação de defesa do ambiente, o Município de Campo Maior e as famílias que tiveram um papel fundamental, uma vez que uma grande parte do trabalho foi realizado em tempo de pandemia e isolamento social”, acrescenta.

“Deixamos uma palavra de agradecimento a todos os nossos conselheiros Eco Escolas que tornam possível um verdadeiro trabalho de parceria e partilhar, às famílias dos nossos alunos que acreditam nas nossas iniciativas e as acarinham, a toda a equipa técnica do CEAN que contribui para a implementação de medidas de eficiência ecológica e que se desafia na concretização de projetos criativos e inovadores e claro a ultima palavra vai para as centenas de alunos que participaram ao longo destes 13 anos neste magnífico testemunho de cidadania participativa e promotora de sustentabilidade”, pode ler-se ainda.