Sistemas de dissuasão de fauna no “Life Lines FM” desta semana

AndreOliveiraLifeLInesA Faculdade de Ciências da Universidade do Porto tem participado no projeto Life Lines com a criação de sistemas automatizados de monitorização e dissuasão de fauna, regularmente chamados de protótipos. Para além do protótipo de animais atropelados existem dois protótipos de dissuasão para afastar ratinhos das bermas das estradas, um para afastar corujas da proximidade à estrada e dois para afastar e monitorizar as aves de grande porte que se possam aproximar de linhas eléctricas.

Os dispositivos para afastar os ratinhos são colocados na estrada nacional e durante 10 dias, com os protótipos desligados, captura-se os ratinhos que se encontram ao longo de uma linha de 60 metros, procedendo depois à sua identificação. Após esse período ligam-se os dispositivos e estes começam a emitir ultrassons que os ratinhos não gostam particularmente e voltam a ser capturados os ratinhos na mesma linha de 60 metros durante mais 10 dias.

Os diversos protótipos desenvolvidos pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto são o tema desta semana do Life Lines FM, com André Oliveira, bolseiro do projeto. Para ouvir na emissão às 12.30 horas e às 16.30 horas.