Fermelinda Carvalho e a lista de alto risco: “vamos trabalhar para sair desta realidade”

FermelindaCarvalhoAs medidas restritivas para os concelhos considerados de alto risco, relativamente à pandemia, que ingressaram a lista na semana passada, entraram em vigor às zero horas desta segunda-feira, 16 de novembro. Entre os concelhos que integram esta lista encontra-se Arronches.

“Esta inclusão na lista destes concelhos vai trazer algumas mudanças no nosso dia a dia e nas nossas movimentações. Julgo que não será nada que não possamos cumprir com facilidade”, assegura a presidente da Câmara de Arronches, Fermelinda Carvalho, num vídeo publicado na página de Facebook do município.

A autarca garante que a evolução da pandemia no concelho é uma situação que tem sido acompanhada com preocupação. “Vamos trabalhar todos em conjunto para que possamos sair desta realidade o mais rapidamente possível, ou seja, diminuir o nosso número de casos abaixo de sete”, alega, garantindo que a população do concelho tem tido um “comportamento exemplar”.

Fermelinda Carvalho assegura que o importante é “trabalhar para ter o menor número de casos possível”, sendo uma grande preocupação a população mais envelhecida e os utentes da IPSS do concelho. “Temos de ser muito responsáveis e ter muitos cuidados”, diz ainda.

Ao dia de ontem, 15 de novembro, Arronches registava 18 casos de Covid-19 ativos, num total de 26 registados, no concelho, desde o início da pandemia. Da doença, já recuperaram oito pessoas.

A população terá de cumprir, a partir de hoje, com o recolher obrigatório, com o comércio a fechar, durante a semana, até às 22 horas. No fim de semana, é proibido circular na via pública, a partir das 13 horas.

Os únicos estabelecimentos que ao fim de semana se podem manter abertos, após as 13 horas, são as farmácias, clínicas e consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 metros quadrados e bombas de gasolina.

A partir das 13 horas, os restaurantes só podem funcionar através de entregas ao domicílio.