Covid-19 em Portalegre: “situação é preocupante”, garante Adelaide Teixeira

AdelaideTeixeiraO concelho Portalegre, segundo a presidente da Câmara de Portalegre, conta, à data de hoje, 12 de novembro, com 114 casos ativos de Covid-19: 70 são utentes da Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa da Misericórdia (ver mais aqui).

“O ponto da situação é preocupante. Neste momento temos 114 casos, na totalidade; vários surtos e vários focos, na comunidade. Estamos a acompanhar, evidentemente, a par e passo. Já tomámos algumas medidas e vamos tomar outras”, referia a presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, à comunicação social, ao final da manhã desta quinta-feira.

A situação que mais preocupa, por esta altura, a autarca, é a da Santa Casa da Misericórdia. “Apesar de ter conhecimento que as pessoas estão estáveis, tendo em conta que são pessoas mais vulneráveis, há uma preocupação redobrada”, explica.

Adelaide Teixeira gostava de ver os números de casos ativos no concelho baixar, ainda que considere ser “expectável” que, por outro lado, venham a aumentar, nos próximos dias.

Quanto a medidas já tomadas, para tentar controlar a situação, foi cancelado o mercado mensal, que estava previsto para este domingo, dia 15 de novembro. Quanto à Câmara Municipal, os funcionários estão já a trabalhar em espelho, com muitos em teletrabalho.

A autarquia irá reunir amanhã, com a Proteção Civil, para analisar toda a situação no concelho, sendo que, “se necessário”, serão tomadas medidas mais apertadas. Adelaide Teixeira adianta que a Segurança Social já avançou com uma brigada de emergência para a Santa Casa da Misericórdia. “Nós, município, também estamos preparados para avançar com recursos humanos, se necessário”, revela ainda.

A autarca garante ainda ser difícil, para já, estabelecer a ligação entre os vários casos e surtos identificados no concelho.

Quanto questionada sobre o facto de Portalegre vir a integrar a nova lista dos concelhos de alto risco, Adelaide Teixeira apenas confirmou que “poderá ser” um deles.