Lar de Vila Fernando suspende visitas e sem capacidade para trabalho em espelho

Lar Vila FernandoNo âmbito do combate às Covid-19, a Associação dos Amigos de Vila Fernando, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com as valências de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, suspendeu as visitas presenciais que atualmente “são feitas com um vidro de separação”, referiu-nos Cristina Bandeiras, diretora técnica da instituição.

No entanto, há uma medida que tem sido adotada pela maioria das instituições do país, o trabalho em espelho, e que no interior do lar de Vila Fernando não foi adotada. Cristina Bandeiras refere que “não conseguimos assegurar essa medida. Testes só fizemos em abril e foram todos negativos”.

Cristina Bandeiras refere que “as despesas relacionadas com proteção individual têm sido muitas. Ofereceram-nos viseiras mas tivemos que comprar fatos de proteção, luvas, máscaras, entre outros. Apenas recebemos apoio da Câmara Municipal de Elvas”.

O Centro de Dia de Vila Fernando acabou por não reabrir, por falta de utentes. Atualmente, o lar da Associação dos Amigos de Vila Fernando conta com 23 utentes e 21 funcionárias. Em apoio domiciliário encontram-se 12 utentes.