Em Campo Maior surgiram sete novos casos de infeção este sábado, 7 de novembro, o que faz com que, à data de hoje, haja 24 casos ativos no concelho.
Segundo o presidente da Câmara de Campo Maior, João Muacho, o concelho começa assim a ultrapassar a barreira dos 240 casos por cada 100 mil habitantes, acumulados em 14 dias, e o que implica a passagem para a lista dos concelhos de alto risco.
“É uma barreira que começa a ultrapassar aquela lógica da média dos 240 casos por cada 100 mil habitantes. Nós estávamos no limiar de poder dar o salto para o outro escalão, mas temos esperança que os campomaiorenses, de uma forma positiva, possam começar a cumprir, ainda melhor, as regras que têm sido impostas pela DGS e o Governo”, refere o autarca.
Quanto aos sete novos casos registados, Muacho adianta tratarem-se de pessoas que testaram positivo depois de terem estado em contacto com duas famílias que estão infetadas, o que “de certa forma se cinge a muito poucas casas”. “Vamos esperar que nos próximos dias, depois de voltarmos a fazer testes aos contactos diretos, os mesmos possam vir a não aumentar”, acrescenta.
João Muacho adianta ainda que estes novos casos são praticamente todos assintomáticos ou apresentam sintomas muito ligeiros. “Estão em isolamento profilático, bem como os seus familiares mais diretos”, remata.
Desde o início da pandemia, Campo Maior regista 43 casos positivos de Covid-19, sendo que 19 doentes foram já dados como recuperados.