Dia 27 de Outubro destaca a Terapia Ocupacional

Raquel Morgado Terapeuta OcupacionalO Dia Mundial da Terapia Ocupacional celebra-se anualmente a 27 de outubro. O terapeuta ocupacional é um profissional que presta apoio a pessoas idosas, doentes ou com alguma deficiência, possibilitando a autonomia, a reabilitação e a integração destas.

Raquel Morgado é terapeuta ocupacional na APPACDM de Elvas e explica que “a abordagem do terapeuta ocupacional pretende, sobretudo, promover a saúde e bem estar do utente”.

A terapia ocupacional destina-se a qualquer pessoa que tenha a autonomia das tarefas diárias comprometida, como por exemplo, em situações de AVC’s em que as pessoas ficam com algumas sequelas.

No entanto, a terapia ocupacional não se destina apenas a adultos. O trabalho com as crianças também é muito importante. “Trabalhamos com um público bastante diverso, desde crianças com  Autismo ou Síndrome de Down”, garante.

O terapeuta ocupacional pode trabalhar em hospitais, escolas, lares de idosos, centros de dia, centros de saúde, piscinas, entre outros.