“Outubro Rosa” incentiva à prevenção do cancro da mama

OutubroRosaA 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. É no período compreendido entre estas datas que a Liga Portuguesa Contra o Cancro desenvolve o movimento “Onda Rosa”, neste “Outubro Rosa”.

Quando os tumores são detetados, numa fase inicial, a possibilidade de cura é muito grande, pelo que continua a ser importante incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, segundo Cristina Bruno, coordenadora do grupo de apoio de Portalegre da Liga Portuguesa.

“A Liga Portuguesa Contra o Cancro faz um rastreio organizado, pelo país inteiro, às mulheres a partir dos 50 anos, e cada vez mais as lesões são apanhadas no início e, portanto, pequeninos, e com uma percentagem de cura que chega a bater os 90 por cento”, explica.

Para poder prestar o apoio necessário aos doentes oncológicos, sobretudo àqueles que apresentam carências económicas, a Liga desenvolve atividades, como a tradicional caminhada, que agora não se pode realizar, devido à pandemia Covid-19. “No ano passado, essa caminhada, em Portalegre, juntou 900 pessoas”, recorda Cristina Bruno, adiantando que esse mesmo evento tem por objetivo “dar uma pedrada do charco”.

Com esta caminhada, em que os participantes vestem uma t-shirt rosa, pretende-se que, sendo “a mancha rosa visível para toda a gente”, se provoque “um abanão”. Essa caminhada, lembra ainda Cristina Bruno, era sempre “liderada pelas senhoras com cancro de mama, algumas até sem cabelo”. “São assuntos que só quando somos confrontados com eles é que levamos o abanão”, acrescenta.

Sem a realização desta caminhada, a Liga continua a vender t-shirts, sendo que as pessoas podem juntar-se, em grupos reduzidos, para fazer exercício físico e partilhar fotografias nas redes sociais, chamando assim a atenção de toda a população para a causa em questão.

Cristina Bruno revela ainda que, ao longo deste mês, tanto a Câmara de Portalegre como o Castelo de Marvão estão iluminados de cor de rosa, com os dois municípios a associarem-se, desta forma, a este “Outubro Rosa”.

O movimento “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre este tipo de cancro.