Escolas de Elvas com alunos em isolamento

Paula RondãoUm aluno da Escola Básica de Alcáçova, em Elvas, está em isolamento domiciliário depois de ter estado em contacto com um familiar que testou positivo à Covid-19.

A escola continua a funcionar, tendo sido dada, aos encarregados de educação da sala da criança, “a hipótese de deixar ou não as restantes crianças na escola”, como nos referiu a diretora do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, Paula Rondão.

“Temos mais dois casos iguais, também relacionados com contacto com familiares, um na Escola da Raposeira e outro numa turma do segundo ciclo da escola sede, na Boa-Fé. A situação repete-se e compete aos encarregados de educação mandar os meninos para a escola ou não”, garantiu a professora.

Paula Rondão esclarece que “as diretoras de agrupamento não têm autonomia para fechar uma escola”. A professora garante que sofreu algumas criticas quando a situação surgiu na Escola da Boa-Fé no entanto assegura que “as autoridades de saúde é que decidem o encerramento do estabelecimento sob pena de eu ser acusada de abuso de poder. Só o facto de ter pedido para avisar os restantes encarregados de educação já é considerado que estou a agir com excesso de zelo”.

Os testes aos alunos, do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, que estão em isolamento domiciliário deverão ser realizados nos próximo dias.

Também no Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, esta situação tem vindo a acontecer, quase diariamente, quer em relação a funcionários, alunos ou professores.