Dia Nacional das Bandas Filarmónicas assinalado no distrito de Portalegre

bandas-filarmónicas-2020A Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre vai assinalar entre hoje e a próxima segunda-feira, dia 5, o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas.

Miguel Batista, presidente da federação, explica que “esta data pretende assinalar a importância das bandas filarmónicas para a vida das populações. Filarmónicas essas que já deveriam ser consideradas Património Imaterial da Humanidade. Este dia foi instituído em 2013 e nós temos assinalado sempre”.

De acordo com o responsável, felizmente “todas as bandas do distrito estão a trabalhar. Das 13 bandas associadas da Federação, sete decidiram aceitar o nosso convite e vão desenvolver atividades ao longo destes dias”.

Esta sexta-feira, dia 2, a Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Sousel realiza um ensaio público nas antigas escolas primárias, pelas 21 horas. No domingo, dia 4, pelas 14.30 horas, a Banda Municipal Alterense procede à entrega de prémios seguida de um mini-concerto no Castelo de Alter do Chão. No mesmo dia, às 16.30 horas, há concerto no largo do Rocio, pela Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas. Já no dia 5 de outubro, às 10 da manhã, a Filarmónica do Crato realiza uma arruada pela vila; às 15 horas, há um mini-concerto pela Sociedade Recreativa e Musical Alegretense, no Largo da Praça de Alegrete; à mesma hora há uma arruada pela Sociedade Filarmónica Galveense, seguida de concerto no Auditório José Luís Peixoto, nas Galveias e a Banda Juvenil do Município do Gavião realiza uma arruada pela vila às seis da tarde.