Igreja da Piedade classificada como Santuário

Santuario PiedadeA Igreja da Piedade será classificada pelas autoridades religiosas como Santuário.

Durante a celebração dos pendões que se realizou dia 20, que foi transmitida na Rádio Campo Maior, o reitor do Santuário do Senhor Jesus da Piedade, padre Ricardo Lameira fez o pedido ao Arcebispo de Évora, para que a igreja fosse reconhecida como santuário, afirmando que ” em nome do povo de Elvas e de todos os devotos do Senhor Jesus da Piedade que eleve a igreja a Santuário Diocesano do Senhor Jesus da Piedade”.

O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho afirmou que “à igreja hierárquica compete reconhecer, verificar e declarar a verdade dos factos, e a realidade percorrida pela devoção do povo”, sendo esta a sua missão, e “perante este documento, elaborado com muito cuidado, recebe-o como proposta, porque o povo o fez na sua devoção”.

D. Francisco Senra Coelho disse ainda “terei muita alegria deste espaço ser um Santuário mesmo declarado canonicamente, no contexto da nossa arquidiocese e de Portugal, importa fazer ressaltar o que ela é na sua verdade”.

De recordar que a alteração da designação para Santuário do Senhor Jesus da Piedade consta na Portaria 506/2020, publicada no passado dia 12 de agosto, em Diário da República, no entanto faltava o reconhecimento oficial pelas autoridades religiosas para que tal pudesse ser concretizado.