“Estamos receosos mas a tomar todas as medidas de segurança”, diz Fátima Pinto

FatimaPintoO ano letivo 2020/2021 tem início já esta quinta-feira, dia 17, em todos os estabelecimentos de ensino público do país.

Na impossibilidade de o poder apresentar as orientações para o ano letivo, de forma presencial, a diretora do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, Fátima Pinto, elaborou um documento com algumas das regras que vão entrar em funcionamento.

A professora explicou-nos que “os 10º e 11º anos terão aulas só de manhã e o 12º ano terá aulas só de tarde. Os cursos profissionais de 10º, 11º e 12º anos terão aulas ou de manhã ou de tarde, com alguns dias nos dois tempos”. Quanto à higienização da sala de aula, por parte dos próprios alunos, a professora refere que “o que se pede a cada um é que trate da sala de aula com os devidos cuidados. Os alunos vão estar confinados e apenas uma sala para todas as disciplinas. Aí vão ter spray desifnetante para que, caso estejam em contacto com material que não seja o seu, como mesas ou cadeiras de colegas, possam de seguida desinfetá-lo. Mas como é óbvio, nós vamos ter as nossas equipas de limpeza e desinfeção”.

A professora refere que, “apesar do aumento do número de assistentes operacionais para este ano letivo, em período de pandemia o próprio rácio do Ministério da Educação não satisfaz as necessidades”.

Ao aluno pede-se ainda que não chegua muito tempo antes do toque para a entrada; a saída da escola deve ser feita logo que toque, para evitar contato com alunos de outras turmas; a entrada na escola secundária é feita por portões diferentes uma vez que os 10º e 12º anos entram por um portão e o 11º ano por outro portão, conforme indicação no local; os alunos assim que entram na escola devem higienizar as mãos à entrada e colocar a máscara e de seguida dirigir-se para a sala de aula cumprindo o indicado nos circuitos de circulação e sempre que possível o aluno deve ser portador da sua merenda para o meio da manhã ou da tarde para evitar dirigir-se ao bar, onde terá que estar sujeito a filas de espera e a distanciamento social, entre outras medidas.