Mais de metade dos alunos do 1.º ao 12.º ano já levantaram os ‘vouchers’ para a aquisição de novos manuais escolares, informou o Ministério da Educação.
Os ‘vouchers’ que as famílias vão poder trocar por novos manuais começaram a ser distribuídos em agosto e, segundo o gabinete de imprensa do ministério, nas primeiras semanas deste processo foram levantados mais do dobro dos ‘vouchers’ em comparação com o mesmo período do ano passado.
Ana Paula Henriques, proprietária da papelaria da Feira, na Rua de Alcamim, em Elvas, considera que “a afluência de pessoas ao seu estabelecimento para levantar os vouchers tem sido semelhante à do ano passado. As pessoas têm vindo, umas ainda não se inscreveram e eu ajudo na inscrição e tiramos os “vouchers” para mandar vir os livros”.
A proprietária explica que “a inscrição é feita no site da MEGA e inscrevemos o encarregado de educação com o nome, e-mail e palavra-passe, escolhida pelo próprio. Depois da inscrição estar confirmada é necessário o número de contribuinte e senha das finanças. Se já houver “voucher” atribuído imprime-se logo”.
No caso de uma pessoa não ter e-mail, “a inscrição poder ser feita com outro endereço eletrónico apesar do número de contribuinte ser do encarregado de educação”.
Para aceder a estes vales, os encarregados de educação devem registar-se na plataforma MEGA (www.manuaisescolares.pt) ou descarregar a ‘app’ “Edu Rede Escolar”, onde os ‘vouchers’ ficam disponíveis a partir do momento em que as escolas exportarem todos os dados necessários na plataforma.
No total, são mais de um milhão os alunos que no próximo ano letivo vão receber novos manuais escolares gratuitos, uma vez que o processo de reutilização dos livros foi interrompido no final do ano letivo.