Bombeiros de Campo Maior alertam população para sementes asiáticas

Sementes AsiáticasPacotes de sementes vindos de países asiáticos estão a chegar a casa dos portugueses, sem que as mesmas tenham sido pedidas.

O ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes já alertou para esta situação pedindo que estas não sejam semeadas ou deitadas no lixo, mas reencaminhadas para as direções de agricultura.

Também os Bombeiros de Campo Maior fizeram uma publicação no sentido de alertar a população para esta situação. Miguel Carvalho, comandante da Corporação campomaiorense afirma que “este tipo de manobras e as burlas cada vez são mais e nesta região, com a população cada vez mais envelhecida, torna-se um alvo fácil para este tipo de burla”.

O Comandante refere ainda que tal como foi solicitado pelo ministério da Agricultura, que “caso recebam este tipo de semente em casa que reencaminhem para as entidades competentes, desde autoridades policiais a entidades políticas, que darão seguimento a este tipo de produto, uma vez que não se sabe do que se trata”.

Segundo o ministério da agricultura este tipo de sementes, cujo conteúdo não aparece especificado, também não é acompanhado por um certificado fitossanitário que ateste as exigências do país, o que pode ter sérios riscos do ponto de vista da sanidade vegetal, pela possibilidade de propagarem pragas e doenças ou ainda pelo perigo de se tratarem de espécies nocivas ou invasoras.