A importância da poupança de água no “Ambiente em FM”

Nuno Sequeira (2)A água é um bem que se assume como escasso, principalmente na época de verão. O mês de julho deste ano foi o segundo mais quente desde há 140 anos, a par de julho de 2016.

Nuno Sequeira da Quercus refere que este “é um tema cada vez mais sensível, porque a água, à qual muitas vezes não damos o devido valor, poderá esgotar-se”. Segundo a ONU “cerca de 20% da população mundial não tem acesso a água potável, algo que se pode agravar nas próximas décadas, como resultado do aquecimento global, do aumento da população humana, má gestão de recursos hídricos, e más práticas na agricultura”.

Segundo a Agência Europeia do Ambiente o consumo doméstico europeu é de 100 litros de água por dia, que são usados principalmente na higiene, neste sentido Nuno Sequeira deixa algumas dicas de poupança da água, nomeadamente “o caudal das torneiras, porque quando adquirimos uma torneira devemos procurar modelos mais eficientes, com maior ângulo de abertura, ou com paragem automática, por exemplo, o que permite reduzir o desperdício de água”. Também é necessário “não descurar o facto de as torneiras ficarem a pingar”, para evitar o desperdício.

Já na hora de tomar banho gasta-se muita água, Nuno Sequeira diz que “no duche gastamos cerca de 70 litros, e no banho de emersão ultrapassa os 100/150 litros de água, devendo a população optar pelo duche”.

Nuno Sequeira da Quercus a deixar algumas dicas aos nosso ouvintes, no seu dia-a-dia, para a evitar o desperdício de água.