Em que condições têm os passageiros direito ao reembolso do dinheiro?

Foto HelenaA Covid-19 levou a muitas alterações no que diz respeito ao setor aéreo. Apesar das companhias aéreas terem adaptado as suas condições no que diz respeito à pandemia, não foram tomadas medidas legislativas excecionais para o setor no que diz respeito aos direitos dos passageiros.

No guia online sobre turismo e lazer em tempos de pandemia, lançado pela DECO, este setor não ficou esquecido e, de acordo com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da DECO, “em caso de cancelamento do voo, o passageiros podem escolher entre o reembolso do valor ou o reencaminhamento da viagem, o que nesta altura está um pouco limitado devido às atuais circunstâncias. O reembolso pode ser efetuado em numerário, por transferência bancária, através de um vale de viagem ou de outros serviços. Neste último caso, depende do acordo do passageiro”.

Helena Guerra refere ainda que “os cancelamento provocados pela pandemia não obrigam as companhias a pagar indemnização ao passageiro”.

O transporte aéreo em tempo de pandemia é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO, para ouvir na nossa emissão ou em radioelvas.com