GNR fiscaliza veículos pesados de passageiros

Operação Passageiros em SegurançaA operação “Passageiros em segurança”, da Guarda Nacional Republicana, está a decorrer até domingo, dia 26, com o objetivo de garantir o cumprimento das regras de circulação aplicáveis a veículos pesados de transporte de passageiros.

O tenente-coronel Paulo Gomes, da Direção de Trânsito e Segurança Rodoviária da GNR, explica os objetivos desta operação que “vai estar especialmente atenta aos registos do tacógrafo do veículo. O tacógrafo é um equipamento que permite identificar os períodos em que os condutores estão a conduzir ou a descansar, o que nos permite saber se estão a conduzir horas a mais e salvaguardar as condições de fadiga que podem colocar em risco a segurança dos passageiros”.

Por outro lado, a GNR não vai esquecer as medidas impostas pelas autoiridades de saúde relacionadas com a pandemia Covid-19, como a lotação ou o uso de máscara: “não podemos esquecer que os autocarros só podem circular com dois terços da sua capacidade máxima e todos os seus utilizadores têm que usar máscara ou viseira”.

No triénio 2017-2019, ocorreram mais de 16 900 acidentes envolvendo veículos pesados de passageiros, dos quais resultaram 25 vítimas mortais e 77 feridos graves.

A operação “Passageiros em segurança”, da Guarda Nacional Republicana, está a decorrer até domingo, dia 26.