Combustível em Espanha custa quase menos 50 cêntimos por litro

CombustivelBadajozDa mesma maneira que os elvenses que vivem nesta região raiana, correram ontem a Badajoz, após a reabertura de fronteiras, para comprar gás de garrafa, muitos outros quiseram, desde logo, ir encher os depósitos dos seus carros, ou não fossem os preços praticados em Espanha muito mais baixos.

A verdade é que o hábito de ir a Badajoz abastecer o carro ou comprar gás de garrafa é antigo, sendo que, por esta altura, o gasóleo está a 89 cêntimos o litro e a gasolina a 99 cêntimos, em Espanha.

Em Portugal, em média, o gasóleo simples está a 1,29 euros e a gasolina 95 a 1,47 euros. Fazendo contas, o gasóleo custa menos 40 cêntimos em Espanha e a gasolina 48.

A Rádio Campo Maior procurou ouvir algumas pessoas que, na sua maioria, garantiram sentir, durante todo este tempo – as fronteiras estiveram encerradas cerca de três meses e meio – saudades de pagar menos por combustíveis, tal como por gás de garrafa.

Há quem nos tenha dito que foi, desde logo, encher o depósito do seu automóvel, sendo que em Espanha fá-lo por cerca de 40 euros, quase menos 20 que em Portugal.

Para além do gás e dos combustíveis, há quem também já sentisse falta de ir ao centro comercial e até aos supermercados e mercadillos de Badajoz.