“Ranking não faz sentido”, diz Fátima Pinto

FatimaPintoA Escola D. Sancho II, em Elvas, surge na terceira posição do ranking das escolas 2019, que tem por base a média obtida pelos alunos internos na 1ª fase dos exames nacionais.

Fátima Pinto, diretora do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, do qual faz parte a secundária elvense, considera que, “tendo em conta toda a alteração que é feita à parte curricular, o ranking não faz sentido porque está a contrariar o que nós estamos a fazer que é a formação integral dos jovens. Portanto, damos cada vez menos valor, até a nível pedagógico, ao ranking porque está a colocar no mesmo saco aquilo que não é comparável. As escola não são comparáveis, o trabalho feito é diferente e por isso não podemos comparar”.

Ainda assim, Fátima Pinto refere que o Agrupamento vai-se mantendo sempre, “mais ou menos, na mesma posição. A secundária apresenta excelentes notas como apresenta alunos que só vão a exame para concluir o ensino secundário”.

A Escola Secundária de Campo Maior ficou em primeiro lugar, a nível distrital, no ranking das escolas 2019. Em segundo lugar está a Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre, e a Escola D. Sancho II em Elvas surge na terceira posição. No quarto lugar do ranking está a Secundária de Ponte de Sor e em quinto lugar a Secundária de São Lourenço, em Portalegre.