Ensino profissional de Campo Maior: dos primeiros do país com selo de qualidade

JaimeCarmonaOs cursos de ensino profissional do Agrupamento de Escolas de Campo Maior foram certificados, na semana passada, com o selo de conformidade pelo Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais.

A escola de Campo Maior é das primeiras, a nível nacional, a ter este selo de qualidade, segundo o diretor Jaime Carmona, que adianta ainda que este resulta de um “longo processo”, que acabou por dar frutos e que, agora, o “enche de orgulho”.

Jaime Carmona garante que “estudar no ensino profissional merece e vale a pena”. “Cada vez mais é uma vertente para a qual os alunos devem olhar com algum cuidado, porque sabem que, no final dos três anos, atingem o 12º ano, estão habilitados para desempenhar uma profissão e nada os impede de seguir para o Ensino Superior”, lembra.

Neste ano letivo, a Escola Secundária de Campo Maior leciona os cursos de técnico de turismo rural e ambiental, gestão de sistemas informáticos, psicossocial e auxiliar de saúde, com cerca de 50 alunos. No próximo ano letivo, deverão abrir mais dois: de turismo e de desporto.

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais, consagrado pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu, de 18 de Junho de 2009, foi concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.